O Planejamento Societário e Patrimonial é usado para organizar e proteger o patrimônio pessoal, para reorganização sucessória, economia tributária, entre outras vantagens.

O planejamento societário e sucessório é um procedimento que estrutura uma concepção de normas, responsabilidades e ações entre os sócios de um negócio e é uma das primeiras etapas que devem ser realizadas no plano.


Os principais pontos que podem ser destacados do planejamento societário são:

  • Definir responsabilidades de cada sócio;
  • Fixar o valor do capital social;
  • Escolher o tipo societário;
  • Definir a finalidade do negócio;
  • Elaborar regras de administração e gestão;
  • Emitir contrato social.


Esses são critérios básicos do planejamento, que devem ser abordados em uma reunião prévia entre os sócios e conduzida com a presença de profissionais que dominam as áreas de direito e tributação, especialidades da MG Advogados.


Nosso escritório elabora procedimentos que funcionam como um guia para relações entre sócios, entre sócio e negócios e entre sócio e sociedade, com isso, o planejamento irá orientar os sócios sobre direitos e deveres e definir com antecedência como lidar com questões litigiosas.


Por que é importante fazer um planejamento societário?

O planejamento societário e sucessório garante segurança entre as partes para que não aconteçam transgressões com nenhum dos sócios e todos os direitos pré-estabelecidos sejam cumpridos.

Essa prevenção abrange tudo o que for necessário, como fusão, expansão, divisão de sociedade ou quaisquer outras modificações que alterem a essência do negócio. Todos esses atos e procedimentos que envolvem a formação societária devem estar descritos com as devidas considerações no planejamento societário.


Nossos Serviços


Relatório ao final do exercício confrontando a tributação aplicada sobre outras existentes

Tão importante quanto a aplicação de tributos é a análise desses, por meio de relatórios, a MG Advogados entrega os melhores apontamentos ao cliente com considerações relevantes para o negócio.


Análise do quadro societário de acordo com a Lei Complementar nº 123/2006 e as demais modificativas

O Simples Nacional é um Regime Tributário facultativo que engloba o recolhimento em procedimento único e simplificado de um grupo de tributos. O regime foi instituído através da Lei Complementar nº 123/2006. E desde a sua entrada em vigor, inúmeras alterações já foram feitas.


Orientação empresarial quanto à melhor estrutura societária a ser adotada

Não basta apenas ter um advogado para formalizar suas vontades perante a lei, é preciso um profissionalismo para direcionar o cliente de maneira estratégica a prosperar nos negócios.


Planejamento sucessório

O planejamento sucessório é o ato de registrar, de forma legal, como será feita a transferência dos seus bens após a sua morte.

Existem diferentes formas de fazê-lo, mas o indicado é que qualquer pessoa, por menor que seja o seu patrimônio, realize o processo a fim de evitar problemas e confusão na hora da partilha entre os seus entes.


Planejamento de proteção patrimonial

A proteção patrimonial ou blindagem patrimonial é o termo destinado à ação de proteger o patrimônio pessoal de empreendedores e pessoas físicas. O intuito é blindar os bens caso aconteça algum imprevisto ou algo de negativo com seus negócios.

Um erro comum de micro e médio empreendedores é achar que a proteção é necessária apenas para grandes empresas. Isso não é verdade, uma vez que a pessoa ou empresa possuir um bem, ele deve ser preservado.


Criação de Holding

Holding significa que determinada sociedade empresarial é constituída com o propósito em adquirir quotas e ações de outras empresas, negociar investimentos, com ou sem intuito de exercer controle dessas, ao final, distribuir lucros entre os sócios.