A sua empresa está atravessando uma crise? As dívidas se acumularam e você não sabe mais o que fazer? Já chegou a pensar, inclusive, em declarar falência? A recuperação judicial pode ser a solução para o seu problema, pois, com ela, você ganha fôlego para retomada dos negócios.
Gostou da ideia? Então, primeiro, vamos conhecer 5 benefícios da recuperação judicial. Em seguida, para exemplificar, falaremos sobre uma empresa fictícia, onde a recuperação judicial traria bons resultados. Confira:
1. Renegociação no pagamento de dívidas
Uma das principais vantagens da recuperação judicial é a possibilidade de renegociar e aprazar dívidas. Com isso, a empresa ganha fôlego para retomada dos negócios.
Há casos em que empresas conseguem negociar as dívidas de forma mais diluída e com deságio. Esse deságio já chegou a atingir 70% em algumas negociações, tudo a depender do acordo com os credores no Plano de Recuperação.
2. Possibilita acordos ou convenções coletivas de trabalho
A recuperação judicial permite a realização de acordos entre a empresa e o sindicato dos empregados e com convenções coletivas de trabalho. Com isso, é possível pagar débitos atrasados e negociar redução de jornada de trabalho e salário até que tudo se reestabeleça.
3. Imunidade aos pedidos de decretação de falência
Durante o processo de recuperação judicial, a empresa fica imune aos pedidos de decretação de falência requeridos pelos credores.
4. Negociação de débitos com credores
Durante o processo, a empresa e os credores têm oportunidade de dialogar em busca de soluções para o pagamento dos débitos. Nesse sentido, pode ser proposto a cessão de bens e estabelecimentos comerciais, participação em lucros futuros, entre outros métodos de compensações de débitos.
5. Suspender ações e execuções judiciais
O juiz suspende ações judiciais e execuções contra a empresa por até 180 dias. Com isso, evita-se o bloqueio de contas bancárias e penhora dos bens.
Como saber se a recuperação judicial é indicada para a minha empresa?
Imagine uma padaria de médio porte que atua em uma cidade com 250 mil habitantes. A empresa tem mais de 50 fornecedores de segmentos diferentes e emprega cerca de 80 colaboradores.
Em momentos de instabilidade econômica, diminui-se o número de consumidores e, com isso, o ticket médio de vendas da padaria reduz. Deste modo, o fluxo de caixa e a lucratividade são atingidos, fazendo com que a empresa não consiga pagar os fornecedores, os colaboradores e os impostos.
As linhas de créditos se esgotam e a padaria fica sem opções de empréstimos. Com isso, ela começa a atrasar os pagamentos e torna-se inadimplente. Depois de alguns meses, os credores começam a cobrar seus direitos na Justiça, pedindo a execução da empresa com intuito de receberem o que é devido.
Nesse exemplo, a recuperação judicial pode ser uma saída para a empresa reerguer-se novamente, pagando seus credores e tornando a empresa saudável novamente.
Conclusão
Neste conteúdo falamos da recuperação judicial, uma solução vantajosa para empresas endividadas e em crise financeira, principalmente por permitir seu reestabelecimento.
É importante salientar que o compliance é um excelente investimento para evitar que a empresa chegue à esse ponto.
Conte com a MG Advogados para identificar o procedimento mais adequado a realidade da sua empresa. Em todo caso, somos especializados em recuperação judicial, e atuamos para que o processo seja bem sucedido, e a empresa esteja equilibrada e fortalecida novamente.