Fiscalização de loja: o seu gerente sabe como atuar? • MG advogados

A cada dia as empresas buscam modernizar seus processos, com  investimentos nas áreas da tecnológica, modernização de software, segurança de seus bancos de dados, entre outros, mas acabam por deixar de investir no conhecimento de seus colaboradores.

O seu Gerente, Fiscal de loja ou Líder de setor sabe como atender a uma fiscalização na loja? Seja fiscal do Procon ou Ipem, Polícia Civil (DPPC), ou qualquer outra autoridade? E que ainda venha acompanhada de uma câmera de filmagem?

O varejo supermercadista enfrenta diariamente diversos desafios, e ainda, neste cenário de pandemia, pelo qual estamos passando atualmente, está se deparando com fiscalizações atípicas, as quais acabam se tornando um show midiático, pois os fiscais chegam acompanhados de autoridade política ou jornalista e câmera de filmagem. Em algumas situações empresários chegaram a ser presos.

Atualmente, os supermercados têm o seu gerenciamento todo automatizado, uma vez que o negócio é extremamente grande e complexo, com milhares de produtos, diversos fornecedores, colaboradores, impostos, contudo, o supermercadista não pode se esquecer do treinamento das pessoas que estão diretamente ligadas ao gerenciamento da loja, como os gerentes, fiscais, supervisores, líderes de equipe, enfim, gestores em geral.

Portanto, os gestores em geral devem estar preparados para receber um fiscal, seja sozinho ou acompanhado de outras autoridades, deve saber quais seus direitos e deveres, se é permitida a entrada com câmera de filmagem em todos os ambientes da loja, enfim, deve conhecer exatamente a sua forma de atuação naquele momento, para agir em conformidade da Lei e sem deixar que ocorra abuso por parte da autoridade ali presente.

O supermercadista depende do conjunto de fatores para atingir o sucesso de seu negócio. Estratégias bem elaboradas para manter o sucesso, são fundamentais para o bom andamento do negócio.

É preciso treinar bem as pessoas que estarão diretamente ligadas ao gerenciamento do supermercado, sendo de extrema importância a reciclagem, pelo qual é possível atualizar a equipe, treinando a mesma para os desafios diários.

Os Gestores devem sempre estar à frente dos demais Colaboradores, conscientes das situações das diversas áreas da empresa e diante de uma fiscalização, eles precisam ser capazes de agir com conhecimento e autoridade diante de um fiscal, atuando com propriedade no desempenho de suas atividades.

E não só em casos de fiscalizações, devem saber como atuar nas mais diversificadas situações, pois são como a extensão dos proprietários, devem saber agir, quando, como e por quê.

O supermercadista que busca constante aperfeiçoamento para seus Gestores e Colaboradores, trabalhando de forma preventiva, consegue passar por fiscalização sem constrangimento, mantendo a ordem e circulação dos clientes normalmente na loja, durante o período de fiscalização, não sofrendo, nem mesmo sanções ou propagandas negativas para seu estabelecimento comercial.

Busque sempre a atuação preventiva para sua empresa, invista na atualização e conhecimento de seus Gestores, para que estes possam agir da maneira correta na proteção de seu negócio.

Não espere a fiscalização chegar, atue de forma preventiva, consulte um de nossos profissionais, conheça nossos treinamentos, para sucesso de seu negócio.

Ainda está com dúvidas e precisa do suporte de um escritório de advocaciaFale com a MG Advogados.

Categoryblog, Notícias
Deixe um comentário

*

Your email address will not be published.

Open chat
Olá,
Como podemos te ajudar?